Domingo, 23 de Setembro de 2012
Open-source learning

 Uma TED Talk de  Richard Baraniuk (já com algum tempo mas que aborda uma temática interessante) sobre a sua proposta para a aplicação dos conceitos de open-source ao ensino, a ideia dos REA (Recursos Educativos Abertos). A proposta concretiza-se na plataforma "Connexions"  que é descrita como "a place to view and share educational material made of small knowledge chunks called modules that can be organized as courses, books, reports, etc". A questão que se pode colocar é, será que a generalidade dos professores portugueses estará aberta a uma partilha alargada dos seus recursos educativos? Porque não estará ainda devidamente massificado este conceito?

 

 




3 comentários:
De nunomgmribeiro a 27 de Setembro de 2012 às 12:10
Um bom exemplo de open-source e content sharing em Portugal é o projeto Casa das Ciências (http://www.casadasciencias.org/) da Fundação Calouste Gulbenkian. É um portal onde é possível partilhar materiais entre professores que tem um processo de peer-review muito bom (usam professores universitários de várias universidades para validar os conteúdos partilhados). Recomendo uma visita ao portal que está feito a pensar na qualidade. Além do portal de partilha de materiais para a sala de aula tem ainda uma espécie de wikipedia de ciências (wikiciencias) e um local de partilha de imagens validada por especialistas.


De nunolopes99 a 24 de Setembro de 2012 às 16:17
Conhecia a ideia de REA, não conhecia a plataforma Connexions.
Existem múltiplas plataformas que possibilitam a criação e difusão de conteúdos educativos gratuitos, no entanto, são poucas as plataformas OpenSource.
Dou o exemplo da plataforma da Apple iTunes U, que possibilita às instituições do ensino superior criarem canais privilegiados de difusão de conteúdos educativos de acesso livre como vídeo aulas, eBooks e PDF's, conteúdos esses que são acessíveis através de diversos dispositivos como computadores pessoais, smatphones e tablets. Apesar de gratuita, esta plataforma impõe algumas limitações, desde logo a utilização do iTunes como mediador dos conteúdos.
Penso que a disponibilização de conteúdos educativos de forma massiva passa pela disponibilização dos conteúdos através de plataformas que sejam acessíveis através dos mais diversos dispositivos, mas mais importante, que recorram a linguagens OpenSource.
Como é referido no vídeo, e como falamos também na aula presencial, a linguagem XML (eXtensible Markup Language) permite justamente juntar toda a informação publicada pela comunidade e criar um ecossistema de conteúdos que podem ser combinados, interligados e reutilizados de diferentes formas.
Penso que a generalidade dos professores está aberto à partilha alargada dos conteúdos, no entanto levantam-se alguns problemas relativamente aos direitos de autor, problemas esses que podem facilmente ser ultrapassados com a utilização adequada dos Creative Commons.
Já se começam a ver alguns movimentos de comunidades de partilha na educação, no entanto ainda há um percurso a percorrer neste domínio para que seja possível mudar a publicação educacional.


De Pedro Almeida a 24 de Setembro de 2012 às 18:24
Sem dúvida Nuno.
Já vemos alguma abertura dos professores. E efetivamente com a disseminação dos meios digitais parece-me que os direitos de autor serão salvaguardados de forma mais eficiente com licenças mais compatíveis, como as CC.
Existem de facto algumas plataformas para além desta. Destaco também a OER Commons (http://www.oercommons.org/). E caso queiram conhecer um exemplo de aplicação dos REA no contexto português recomendo a consulta da dissertação do ex- aluno do Mestrado em Multimédia em Educação - Paulo Pereira disponível em: http://biblioteca.sinbad.ua.pt/Teses/2010000805


Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Novembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.posts recentes

. Classificações finais

. Congratulações

. Desenvolvimento de Ambien...

. Trabalho Individual

. Trabalho individual - Mob...

. M-learning & Serious Game...

. M-learning & Serious Game...

. Trabalho Individual - Exp...

. Aula de microscopia com R...

. Mobile learning: Consider...

.arquivos

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

.tags

. todas as tags

.as minhas fotos
blogs SAPO
.subscrever feeds