Uma TED Talk de Richard Baraniuk (já com algum tempo mas que aborda uma temática interessante) sobre a sua proposta para a aplicação dos conceitos de open-source ao ensino, a ideia dos REA (Recursos Educativos Abertos). A proposta concretiza-se na plataforma "Connexions" que é descrita como "a place to view and share educational material made of small knowledge chunks called modules that can be organized as courses, books, reports, etc". A questão que se pode colocar é, será que a generalidade dos professores portugueses estará aberta a uma partilha alargada dos seus recursos educativos?Porque não estará ainda devidamente massificado este conceito?
Conhecia a ideia de REA, não conhecia a plataforma Connexions. Existem múltiplas plataformas que possibilitam a criação e difusão de conteúdos educativos gratuitos, no entanto, são poucas as plataformas OpenSource. Dou o exemplo da plataforma da Apple iTunes U, que possibilita às instituições do ensino superior criarem canais privilegiados de difusão de conteúdos educativos de acesso livre como vídeo aulas, eBooks e PDF's, conteúdos esses que são acessíveis através de diversos dispositivos como computadores pessoais, smatphones e tablets. Apesar de gratuita, esta plataforma impõe algumas limitações, desde logo a utilização do iTunes como mediador dos conteúdos. Penso que a disponibilização de conteúdos educativos de forma massiva passa pela disponibilização dos conteúdos através de plataformas que sejam acessíveis através dos mais diversos dispositivos, mas mais importante, que recorram a linguagens OpenSource. Como é referido no vídeo, e como falamos também na aula presencial, a linguagem XML (eXtensible Markup Language) permite justamente juntar toda a informação publicada pela comunidade e criar um ecossistema de conteúdos que podem ser combinados, interligados e reutilizados de diferentes formas. Penso que a generalidade dos professores está aberto à partilha alargada dos conteúdos, no entanto levantam-se alguns problemas relativamente aos direitos de autor, problemas esses que podem facilmente ser ultrapassados com a utilização adequada dos Creative Commons. Já se começam a ver alguns movimentos de comunidades de partilha na educação, no entanto ainda há um percurso a percorrer neste domínio para que seja possível mudar a publicação educacional.
De Pedro Almeida a 24 de Setembro de 2012 às 18:24
Sem dúvida Nuno. Já vemos alguma abertura dos professores. E efetivamente com a disseminação dos meios digitais parece-me que os direitos de autor serão salvaguardados de forma mais eficiente com licenças mais compatíveis, como as CC. Existem de facto algumas plataformas para além desta. Destaco também a OER Commons (http://www.oercommons.org/). E caso queiram conhecer um exemplo de aplicação dos REA no contexto português recomendo a consulta da dissertação do ex- aluno do Mestrado em Multimédia em Educação - Paulo Pereira disponível em: http://biblioteca.sinbad.ua.pt/Teses/2010000805