Domingo, 7 de Outubro de 2012
Milionários na escola!

Recentemente, na preparação que com os colegas se fazia para uma aula, andamos a pesquisar por soluções de quizes on-line que pudessem ter enquadramento escolar.

O objetivo era usar um jogo tipo "Quem quer ser milionário" para aferir os conhecimentos dos alunos sobre a matéria. Apesar de não se ter usado esta solução que indico, retive que é uma solução interessante e de baixo custo. O Milionaire for Schools para além de criar todo o ambiente do famoso concurso, tem  a particularidade de permitir a utilização de questões já previamente criadas e disponíveis na plataforma on-line. As questões estão devidamente categorizadas e torna-se simples a associação ao nosso quiz. Um senão... a maioria está em inglês :-(. Mas há sempre a possibilidade de criarmos novas questões em qualquer língua.

Não sendo propriamente uma abordagem ou tecnologia inovadora, é uma solução simples de utilizar e é possível usar de forma gratuíta por algumas semanas.

Relativamente aos resultados da aplicação deste tipo de estratégias, não estive pessoalmente na primeira aula em que usamos na UA mas o feedback foi muito positivo. Vamos repetir mais vezes.

Se tiverem alguns exemplos com a integração de jogos nas vossas aulas partilhem essas experiências!




2 comentários:
De nunomgmribeiro a 8 de Outubro de 2012 às 12:44
Por acaso já usei uma versão "caseira" do "Quem quer ser milionário" feita em PowerPoint com alunos do 8º e 9º anos. A ideia era exercitar a capacidade de resposta deles em vários temas das várias disciplinas na disciplina de Estudo Acompanhado. Resultou bem pois os alunos são sempre bastante competitivos entre si (cada equipa queria ganhar às outras e manifestavam-se entusiasticamente sempre que acertavam alguma pergunta). Foi interessante colocar os alunos a aprender (quando erravam a pergunta os outros poderiam ganhar pontos dando a resposta certa e explicando o porquê dessa resposta) num ambiente lúdico. Acabei por repetir algumas vezes o jogo, apesar deste estar previsto apenas para uma sessão...


De Pedro Almeida a 8 de Outubro de 2012 às 14:10
É isso, a "ajuda do público" e a possibilidade de o público também ganhar uns pontos extra é uma boa estratégia para envolver quer quem está a jogar, quer quem está a assistir no momento.


Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Novembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.posts recentes

. Classificações finais

. Congratulações

. Desenvolvimento de Ambien...

. Trabalho Individual

. Trabalho individual - Mob...

. M-learning & Serious Game...

. M-learning & Serious Game...

. Trabalho Individual - Exp...

. Aula de microscopia com R...

. Mobile learning: Consider...

.arquivos

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

.tags

. todas as tags

.as minhas fotos
blogs SAPO
.subscrever feeds